Convalescença



ㅤㅤA regeneração de Saúde, Poder e Aptidão se dão somente quando o personagem consegue um tempo digno para dormir e descansar. A cada noite bem dormida ou um descanso prolongado (6h), o herói recupera 50% de Saúde e 20% de Aptidão e Energia.

ㅤㅤO estado de Exausto pode ser adquirida das seguintes formas:
• Se a carga máxima ultrapassar o índice de carga do personagem, ele ficará temporariamente Exausto, até que a carga extra seja despejada.
• Se, por qualquer motivo, o personagem gastar seu último ponto de Aptidão, ele ficará Exausto. Um ataque sem o gasto de Aptidão tem apenas metade da eficácia total da arma.
• Se, durante sua jornada, o personagem contrair qualquer doença, ele ficará Exausto até que a doença seja tratada. - Somente neste caso, marca-se Doente e não Exausto na ficha do personagem.
ㅤㅤO personagem que se encontra Exausto tem todos os seus dados de seis lados (d6) que mostrarem valores de 1, 2 e 3 anulados.

ㅤㅤA condição de Ferido é adquirida das seguintes formas:
• Ao receber um Golpe Perfurante.
• Ao receber uma Queimadura.
• Ao receber um Congelamento.
• Ao se passar cinco dias com Fome, o personagem fica em condição de Ferido*.
ㅤㅤO personagem que está Ferido tem todas as suas regenerações reduzidas a apenas 10% do total da regeneração normal. Após o ferimento ser tratado, o personagem fica Ferido*, dessa forma suas regenerações serão reduzidas até 25% do total da regeneração normal.
ㅤㅤDeixa-se de estar Ferido ou Ferido* o personagem que conseguir reconstituir sua Saúde até o total.

ㅤㅤO personagem que passar Fome por cinco dias ficará na condição de Ferido*. Se a Fome se prolongar até o nono dia, o personagem Desmaiará de fome e seus companheiros têm apenas um dia para conseguir comida antes que ele morra por desnutrição.
• Comida pronta: quando a carne (purificada) é bem assada ou a salada (purificada) é bem preparada, restaura a Fome completamente.
• Comida crua: comida sem passar nas mãos de um cozinheiro decente restaurarão até o dia 4 - apenas até o dia 3 restaurará tudo.
• Comida Corrompida: quando os suprimentos acabam e a comitiva tem que caçar os animais Corrompidos pelas Trevas, se a comida não passar por um processo de purificação, restaurará apenas 2 dias de Fome, não importando há quantos dias o personagem está sem comer, e adicionará 1 ponto de Trevas - nenhuma proteção salvará.

ㅤㅤO personagem Desmaia por:
• Fome: como explicado acima.
• Segundo Ferimento: se um personagem que já está Ferido ou Ferido* receber outro Ferimento em batalha, ele automaticamente desmaiará por algumas horas por conta do trauma.
• Saúde: se um personagem perder toda a sua Saúde, ele também desmaiará por algumas horas.

ㅤㅤO personagem fica Agonizante quando ele está Ferido ou Ferído* e tem toda a sua Saúde reduzida a zero. O personagem Agonizante não pode se mover, como se estivesse desmaiado, mas suas agonias o deixarão acordado por 12 horas. Se seus Ferimentos não forem tratados com sucesso dentro desse período, ele morrerá.

ㅤㅤO personagem que for Corrompido ao ter seu nível de Trevas no máximo (10 pontos) se tornará uma criatura das Trevas, perderá sua consciência e tentará atacar a todos os seus companheiros, até matá-los todos ou morrer nas mãos deles. De qualquer forma, o jogador perde o personagem.
• Proteção: para se proteger contra as Trevas precisa de um teste de Sobrevivência ou Inteligência.
• Purificação: para se purificar do nível de Trevas no seu corpo, o personagem precisa ir em um Santuário e pedir a purificação para o Sacerdote ou Sacerdotisa ou ele precisa ser bastante versado em magias de Luz e aprender a magia Purificar.

ㅤㅤO personagem pode ter uma Morte Instantânea se ele estiver Ferido ou Ferido* e receber um golpe que aplique um segundo ferimento E tire toda a sua Saúde ao mesmo tempo.

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